Logo no início de 2023, o TikTok ultrapassou o Grupo Meta e se tornou a rede social mais valiosa.
De acordo com o relatório da Band Finance, a empresa chinesa cresceu U$$7 bilhões em valor de mercado no último ano, chegando a uma avaliação de U$$ 65,69 bilhões.
Ranking dos mais baixados
O aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos que foi lançado em 2016, ficou na primeira colocação do Top 10 Apps mais baixados no mundo em 2022, de acordo com o SensorTower.
1- TikTok
2- Instagram
3- Facebook
4- Whatsapp
5- Shoppe
6- Telegram
7- Snapchat
8- Messenger
9- CapCut
10- Spotify
Segredo do sucesso
Com o avanço da tecnologia, aliado a “sede” por informações rápidas e falta de tempo, está mais do que provado que os vídeos curtos caíram no gosto da galera. Com seu algoritmo de tirar o fôlego, muitas pessoas ficam super famosas compartilhando conteúdos e informações no aplicativo, principalmente fazendo as dancinhas do momento, o que lhes gera também dinheiro, recompensados pelo próprio aplicativo.
Não dá mais para ignorar o Tiktok
Ao contrário do que muitos pensam, a rede social não é para crianças ou só para pessoas de pouco poder aquisitivo.
De acordo com o próprio TikTok, seu público está evoluindo, e hoje, mais de 60% dos seus usuários possuem mais de 25 anos, mostrando que as marcas podem encontrar público qualificado por lá.
Preciso estar no TikTok?
A resposta é: depende!
Faz sentido para sua marca? Seu público-alvo está no TikTok?
Assim como em qualquer outra rede social, a sua marca deve estar onde sua persona estiver.
Vamos a um exemplo: Se você vende algum produto ou serviço para terceira idade, talvez o melhor para sua marca seja explorar o Facebook, pois o público do Tiktok ainda não tem em sua maioria de usuários a faixa etária 60+.
Produto e audiência precisam dar match
Cada rede social possui um tipo de audiência, é preciso analisar o comportamento do seu público em cada rede e traçar a estratégia que se adeque melhor.
Dessa forma, a comunicação será muito mais assertiva, gerando o engajamento necessário, e por fim, a conversão do seu produto/serviço para o perfil certo de cliente.