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5 GATILHOS MENTAIS PARA VOCÊ DOMINAR A ARTE DA PERSUASÃO

Você sabe o que são gatilhos mentais? Eles são condições externas que te fazem produzir uma série de sintomas, sejam eles desfavoráveis, ou favoráveis, como por exemplo: calma, alegria e entusiasmo. Esses gatilhos geram na pessoa a necessidade de realizar uma determinada ação e podem ser ativados através dos nossos sentidos, sendo a audição e a visão os mais explorados no marketing digital. Saber utilizar esses gatilhos pra atingir o seu público-alvo é muito importante, e nós vamos falar sobre 5 deles para você. Confira a seguir!


1 – GATILHO DA ESCASSEZ

Vamos começar por um dos mais importantesnas estratégias de marketing digital. O gatilho da escassez, quando utilizado de forma eficaz, pode causar na pessoa um sentimento de risco de de algo com valor pode ser perdido a qualquer momento.

Uma das melhores formas de colocar esse gatilho em prática, é divulgar seus produtos/serviços dando ênfase de que eles serão limutados e há muitos interessados em adquirí-los. Em caso de promoções, mostre que as condições de compra e que os produtos oferecidos só ficarão disponíveis enquanto durarem os estoques.

2 – GATILHO DA URGÊNCIA

Esse gatilho é bem parecido com o da escassez, mas a principal diferença é que ele vai atuar diretamente com o fator tempo. Com esse gatilho, você vai mostrar que seu produto ou serviço possui um tempo determinado para ser comprado. A partir disso, seu possível cliente vai pensar: “Melhor comprar agora, para não me arrepender depois por não conseguir comprar”. Um claro exemplo dessa situação são as divulgações de promoções da Black Friday.

3 – GATILHO DA RECIPROCIDADE

Esse é um dos gatilhos que vem devem ser utilizados nas estratégias de marketing digital. Ofereça um produto grátis para o seu cliente, uma amostra grátis daquilo que você deseja vender. Esse tipo de gatilho, pode gerar na pessoa a necessidade de retribuição, como se ela estivesse te devendo um favor. Com isso, ela pode se cadastrar na sua landing page, ou até mesmo comprar o seu produto. Mas, lembre-se de fazer isso da forma mais natural e espontânea possível.

4 – GATILHO DA ANTECIPAÇÃO

Uma estratégia interessante para utilizar nos negócios é antecipar o futuro de suas ações e apresentá-las as pessoas. Isso gera nelas uma mistura de emoções como felicidade e ansiedade em relação ao que irá acontecer em breve. Um excelente exemplo disso são os trailers de filmes que são divulgados no cinema e internet. Quem não fica ansioso e criando altas expectativas sobre aquele filme que está doido pra assistir?

Com o seu negócio será exatamente a mesma coisa. Você só precisa “preparar o terreno” para aquilo que você deseja lançar. Se for lançar um produto ou serviço, anuncie que algo “está por vir” e comece a divulgar as suas funcionalidades e o que as pessoas ganharão com isso.

5 – GATILHO DA NOVIDADE

Quem não adora uma novidade, não é mesmo? Esse tipo de gatilho costuma liberar uma carga maior de dopamina no cérebro, um hormônio que causa a sensação de recompensa. Esse gatilho é utilizado com muita frequência em lançamentos de produtos e serviços de uma empresa.

Entre os tipos de negócios que mais exploram esse gatilho estão as empresas de tecnologia, que a cada ano lançam um novo tipo, de TV, computador, ou smartphones. E mesmo que esses produtos não apresentem tantas funcionalidades novas, nós nos sentimos influenciados a comprar somente pelo prazer que possui algo novo, avançado, e melhor. Sabendo utilizar esse gatilho com inteligência você pode melhorar os resultados do seu negócio.

Sem dúvidas a utilização dos gatilhos mentais podem fazer uma grande diferença nas estratégias de marketing digital da sua empresa. Você já conhecia algum desses? Utiliza algum com frequência? Conta pra gente!

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