fbpx

Qual é o primeiro passo para se construir um bom conteúdo?

Não sabe atrair a atenção e o interesse do seu público com conteúdo? Seus posts estão passando despercebidos ou há pouca interação com eles? Tem algo de errado por aí…

O primeiro passo para um produzir um bom conteúdo é definir quem é a sua persona! Você precisa conhecer a pessoa com quem você quer se relacionar e assim entender como ela se comporta, quais são seus interesses, hábitos, necessidades, problemas e soluções que ela procura.  

DIFERENÇA ENTRE PERSONA E PÚBLICO-ALVO

Os dois conceitos possuem semelhanças, ambas têm como objetivo traçar estratégias de marketing, para alcançar as pessoas que realmente possuem potencial em se tornar clientes.

A diferença é que o público-alvo possui um conceito muito mais amplo que a persona.

O público-alvo é segmentado de acordo com algumas características amplas, como idade, sexo, profissão, interesses e localização. É um alvo a ser atingido e está ultrapassado.

O conceito de persona se destaca por ser completo e retrata o consumidor ideal. Trata-se dos anseios, hábitos, necessidades, desafios e problemas.

O QUE É BUYER PERSONA?

É a representação do cliente ideal. É a partir disso que você consegue ver as características em comum com seu potencial cliente e assim personalizar uma comunicação com eles.

São baseadas em dados reais sobre as características demográficas e comportamento dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações

COMO CRIAR SUA PERSONA?

Através de pesquisas, questionários e entrevistas. Você coletará dados que serão qualificativos e quantitativos para criar a imagem do seu cliente ideal. O que eles valorizam e qual solução para eles.

A criação de um buyer persona não é feita através de um achismo ou impressão que você tem do seu público futuro. Você precisa fazer uma pesquisa detalhada para conhecer melhor cada um dos potenciais clientes.

Passo a passo para criar a persona:

1 – Coletar dados: pode ser feita por formulários de contato, telefonemas, e-mail, contato direto ou outros;

2 – Compreender a partir dos dados as necessidades e dúvidas das pessoas;

3 – Mapear o trajeto pelo funil de vendas: é necessário entender como funciona o funil de vendas. É basicamente, o topo onde há descobertas, o meio a consideração e a final decisão de compra.

A partir do momento que você entende as necessidades e dúvidas da sua persona, fica mais fácil saber qual conteúdo é ideal para cada fase do funil.

O mapa do trajeto permite definir os temas que devem abordar os conteúdos. Ajudando a solucionar essas necessidades e dúvidas, você contribui para que ele chegue mais próximo do funil.

Toda informação publicada tem potencial em gerar uma conversa. Para isso você precisa criar um conteúdo que atenda as reais necessidades e problemas da sua persona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *