fbpx

Plano pós-quarentena para restaurantes: cardápio em QR CODE

Após mais de dois meses com comércio fechado no Rio de Janeiro em razão da pandemia do coronavírus, o Governo autorizou no início de julho, a reabertura de shopping, bares, restaurantes e a volta do futebol com algumas medidas de restrições.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (Abrasel RJ), entre as orientações destaca-se o distanciamento de pessoas dentro dos estabelecimentos, alteração no modelo de cardápio, as boas práticas na cozinha, a disponibilidade de álcool em gel 70% para os clientes e em pontos estratégicos do estabelecimento e a higienização reforçada do piso e de superfícies.

A nova realidade dos restaurantes sem utilização de cardápio físico

Diante o cenário de distanciamento social e com diversas medidas de segurança e higienização, é preciso adotar mecanismos que evitem o contato físico com outras pessoas. Uma excelente alternativa é o uso de QR Code

Na Europa, os restaurantes estão aproveitando uma variedade de opçõestecnológicas para incentivar seus clientes a sentirem-se confortáveis ao sentar e tomar um café ou ter um bom almoço, por exemplo. Os menus de QR Code estão  cada vez mais populares em diversos países na Europa. No Brasil, como a reabertura é recente, ainda é novidade.

Com o menu de QR Code, não há mais a necessidade do cliente se aproximar do garçom para pedir o cardápio, pois ele fica à disposição com a utilização do código que garante o acesso em seu smartphone. Em alguns casos, é possível também realizar o pedido e fechar a conta direto pelo celular, diminuindo ainda mais o contato físico com o garçom.

Como funciona o Menu em QR Code?

O menu em QR Code terá a mesma função do cardápio impresso, porém em formato digital. Ele fica sempre à disposição do cliente, sobre as mesas, de preferência em display de acrílico. Para acessá-lo, basta que o cliente aponte a câmera do smartphone para o código para liberar o acesso ao cardápio.

Dessa maneira, o cliente fica livre para acessar todo o conteúdo do cardápio direto pelo seu smartphone e quando decidir, ele informa ao garçom o seu pedido. Totalmente seguro, e sem riscos de contaminação.

Além disso, também existem outras tecnologias que ajudam a agilizar o atendimento com o uso do menu digital em QR Code. Elas permitemm que o cliente, além de acessar todo o cardápio pelo celular, também consiga fazer o pedido direto pelo aparelho e até mesmo pedir a conta. O garçom não precisará mais ir até a mesa para anotar o pedido ou perguntar se querem fechar a conta.

Embora o mundo ainda esteja lidando com o cenário da pandemia de formas diferentes, há uma crescente ansiedade em colocar a sociedade para funcionar o mais rápido possível, de forma segura. E desta forma, novas tecnologias vão surgindo e as pessoas e os estabelecimentos vão se acostumando a medida que essas novidades aparecem e nos permitem viver o novo normal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *