O Marketing de Influência trouxe a tendência de aproximar mais as marcas com seus consumidores, como um intermediário entre os dois. O influenciador mostra seu dia a dia, se conecta com o público alvo e traz maior segurança para quem escolhe a marca.
Com o Marketing Digital e suas diversas formas de conteúdo, a pessoa que possui um número significativo de seguidores tem influência na tomada de decisão de quem a acompanha, e, por esse motivo, o Marketing de Influência vem tendo um grande crescimento na era digital.
O que é o Marketing de Influência?
O Marketing de Influência é uma estratégia que busca produtores de conteúdo que trabalham de forma independente nas redes sociais e que tenham grande influência sobre o público a qual se direcionam de forma engajada, ou seja, não pensando apenas em números de seguidores, mas, também, em quão ativos esses seguidores estão com o influencer.
A marca que opta por esse meio dentro do Marketing Digital, tem como objetivo criar uma conexão entre a marca e o público alvo do seu influencer, conquistando novos clientes, gerando confiança, agregando valor a seus produtos, e criando fidelidade com os que já eram clientes.
Por que apostar em um Influencer?
Os influenciadores são considerados mais próximos da realidade de quem consome a marca, são pessoas que por mais que tenham grandes quantidades de seguidores, mostram o seu dia a dia e situações reais que passam, fazendo com que o consumidor tenha confiança e identificação com aquela pessoa e com o que ela promove.
Uma propaganda na televisão com artistas ou uma resenha sobre o produto não causam mais o mesmo efeito, do que consumir o conteúdo de um determinado influencer, se identificar com o que ele produz e buscar sua opinião. Por exemplo, para maquiagens e cosméticos, se o influencer tem o mesmo tom e/ou tipo de pele que o do seu seguidor, ele será influenciado para comprar os produtos que o são promovidos e testados no dia a dia do digital influencer. Isso porque, pessoas comuns ganham mais credibilidade.
Conclusão
As vantagens de investir no Marketing de Influência estão no:
Alcance do público
A audiência do influencer já é conquistada, não é necessário fazer uma estratégia para ela, é preciso apenas definir o tipo de influenciador. A marca tem que se identificar com a produção de conteúdo do influencer e determinar se está dentro do que ela necessita para ganhar seus resultados.
Essa é uma forma de produção de conteúdo que dá resultados reais, trazendo crescimentos mais rápidos e com maior rentabilidade do que outros canais orgânicos. Pois, a maior proximidade com quem divulga os produtos da marca, traz maior confiança do consumidor.
Estratégia de Conteúdo com mais valor
O planejamento de conteúdo enriquece a produção de autoria do influencer para manter sua abordagem e não se distanciar de sua autenticidade e de sua rotina de conteúdos, é um complemento a estratégia da marca, uma parceria que gera bons resultados e diversifica os formatos dos conteúdos (Publipost, “recebidos”, campanhas, entre outros).
Não precisa gastar muito
O seu orçamento não precisa ser astronômico, existem várias maneiras de trabalhar com o Marketing de Influência. Existem diferentes nichos de influenciadores, quantidade de seguidores e formas de negociação, sua estratégia comercial deve ser alinhada para assim escolher o influenciador que mais se adequa às suas necessidades.
referência: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-de-influencia/