QUAL A IMPORTÂNCIA DO DESIGN PARA MINHA REDE SOCIAL?
Você já parou para analisar o visual da rede social do seu negócio? Sua marca está visível o suficiente? Seus posts são atrativos e possuem características que permitem o fácil reconhecimento da sua marca? As fontes e cores que utiliza estão de acordo com a mensagem que a sua marca deseja passar? Essas são algumas questão que podem ser resolvidas com o design.
Nas redes sociais, o investimento em design é fundamental para destacar-se no mercado e aumentar o reconhecimento do seu negócio online. Mas se engana quem acha que basta colocar uma imagem aleatória com um texto bacana vai impressionar seus clientes. O design quando aplicado com estratégia faz toda a diferença. Pensando nisso, separamos algumas dicas de design para te ajudar a melhorar a percepção da sua marca nas redes sociais. Confira a seguir!
IDENTIDADE VISUAL
A identidade visual é um conjunto de vários elementos que irão representar o seu negócio, serviço, produto, ou evento. Esse elementos são as fontes, a paleta de cores, as imagens, os padrões, os símbolos, slogans, as formas e diversas outras peças gráficas que irão gerar a identificação da sua marca. Então o primeiro passo para utilizar o design nas redes socias é ter uma identidade visual consistente e que faça sentido com os valores que você quer transmitir.
IMAGEM DE PERFIL
É aqui onde as pessoas terão o primeiro contato visual com o seu negócio, então você precisa colocar o seu logotipo nessa área. Para ter uma primeira boa impressão, utilize uma imagem do seu logo de alta qualidade, de forma que ele seja legível em tamanhos reduzidos. O posicionamento do seu logotipo dentro da área visível da imagem de perfil também é um fator importante. Não deixe que apareça cortado, ou com informações faltando. Opte por mostrar somente o símbolo, caso a tipografia seja grande demais para o espaço que ficará visível para as pessoas.
PALETA DE CORES E FONTES DOS POSTS
As cores e a tipografia (fontes) são elementos determinantes da identidade visual do seu negócio nas redes sociais, pois eles vão influencia na percepção que as pessoas terão da sua marca. Leve isso em conta e defina com calma e planejamento quais cores e fontes devem ser utilizadas. É válido lembrar que esses elementos te que estar de acordo com o seu logotipo, uma coisa não pode se separar da outra.
POSTS PADRONIZADOS
As pessoas reconhecerão a marca do seu negócio quando começarem a identificar padrões, e essa identificação vem com o tempo e com a repetição desses padrões. Uma boa dica, é desenvolver um ou mais Templates que combinem os elementos da sua marca, e te ajudem a criar Layouts de posts que com o tempo (e a sua repetição ao postar conteúdos com esses Layouts) contribuam para gerar a identificação da sua marca. Aqui você utilizar as fontes e cores que definiu anteriormente, então esteja atento a isso.
IMAGENS SÃO INDISPENSÁVEIS
Além de Layouts padronizados e dos outros elementos de design já citados acima, a utilização de imagens é fundamental nas redes sociais, sendo um item indispensável. Além da identificação que as pessoas já tem da sua marca, elas precisam ver o que você oferece para elas, e nada melhor que imagens e/ou vídeos para mostrar isso. Abuse de fotos com alta qualidade, que apresentem seus produtos ou serviços, e que de preferência eles também estejam com as características específicas da sua identidade visual.
Curtiu nossas dicas? Percebeu o quanto o design aplicado com estratégia nas redes sociais pode ser importante para o seu negócio? Quer se destacar no mercado mas ainda não possui uma identidade visual para deixar seu trabalho ainda mais profissional? A TB Web pode te ajudar! Entre em contato conosco e peça um orçamento sem compromisso.