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Inbound Marketing: O que é Funil de Vendas e qual a sua função?

By Agência TB Web Marketing Digital Nenhum comentário em Inbound Marketing: O que é Funil de Vendas e qual a sua função?

Você sabe o que é um funil de vendas e qual a sua função? Neste artigo você conhecerá um pouco mais dessa estratégia no inbound marketing. Assim, saberá a sua importância no que diz respeito aos resultados comerciais de sua empresa. Confira a seguir!

O funil de vendas é uma representação da jornada que o cliente faz, desde o primeiro contato com a sua empresa, até a realização de uma compra. Também chamado de pipeline, o funil é dividido em 3 etapas: topo do funil (ToFu), meio do funil (MoFu) e fundo do funil (BoFu). Esse processo visa dar suporte à jornada de compra das personas de uma organização. Logo, as etapas do funil estão completamente ligadas à essa jornada.

TOFU (TOPO DO FUNIL)

O ToFu é a etapa do aprendizado e da descoberta. Nessa etapa, o comprador descobre que ele possui uma necessidade ou um problema que precisa ser resolvido. Pois até então ele não tinha se dado conta. Esse momento ocorre logo após o primeiro contato com a empresa. É a hora de certa de oferecer conteúdos ricos, para educá-lo com o objetivo de transformar o comprador em lead, e fazê-lo avançar para as próximas etapas do funil.

MOFU (MEIO DO FUNIL)

No MoFu, ocorre o reconhecimento do problema. Nessa etapa, já estamos lidando com os leads, que são aquelas pessoas que já tiveram acesso ao seu conteúdo, já interagiram com o mesmo, e agora elas começam a considerar várias soluções para resolver um problema. Esse é o momento de apresentar todas as alternativas possíveis aos leads, e não somente a de comprar um produto/serviço. O objetivo é ajudá-lo e estabelecer uma relação de confiança para que ele esteja qualificado a passar para a próxima etapa.

BOFU (FUNDO DO FUNIL)

O BoFu é a fase final do funil de vendas. É nela que o lead está pronto para realizar a compra de seu produto ou serviço. A relação de confiança construída durante todo esse processo, faz com que você se torne uma referência no assunto do qual ele precisa de uma solução, e logo, alguém com quem ele queira negociar. Agora é a hora de mostrar que você é o parceiro perfeito para ele realizar a compra.

Assim que a compra é realizada, e seu lead agora é um cliente, o funil de vendas é fechado.

O Funil de vendas pode parecer uma estratégia simples, mas exige um bom conhecimento dos principais motivos que fazem com que os seus consumidores optem ou não pela sua empresa, na hora de realizar uma compra. Essa estratégia pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa, como uma maior previsibilidade de resultados; maior produtividade; melhor otimização da gestão e aproveitamento de oportunidades, e a obtenção de respostas para o desenvolvimento de produtos. A definição do funil de vendas é muito importante para determinar estratégias voltadas para o alcance das metas. Assim, é possível melhorar os resultados comerciais da sua empresa.

 

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