4 maneiras de captar clientes para o seu negócio

By Agência TB Web Marketing Digital Nenhum comentário em 4 maneiras de captar clientes para o seu negócio

MANEIRAS DE CAPTAR CLIENTES

Clientes são fundamentais para qualquer negócio. Para qualquer empresa atingir o sucesso é necessário captar e manter clientes. Mas como captar clientes de forma efetiva? Através do marketing digital, sua empresa pode alavancar os resultados e alcançar um alto número de clientes em potencial. Confira 4 dicas a seguir para atrair clientes e aumentar as suas vendas.

1- TRABALHAR COM CONTEÚDO DE QUALIDADE

Atrair atenção do público hoje em dia se tornou uma tarefa cada vez mais difícil. Portanto, é necessário transmitir a mensagem certa, para o público certo na hora certa. Todo conteúdo relevante gera interesse e consequentemente a procura do consumidor.

Uma história bem contada é capaz de conduzir o receptor a uma jornada de mudanças e transformações. Uma boa história é aquela que compartilha casos, valores e visões, transmitindo um sentimento de pertencimento. E ela pode ter diversos formatos, pois nem só de texto vive uma estratégia de marketing de conteúdo. Você pode criar posts no blog e/ou nas redes sociais da sua empresa, vídeos, e-books, infográficos, podcasts ou qualquer outro formato que se adeque ao seu conteúdo e que tenha relevância para seu futuro cliente.

No Marketing, é utilizado o método chamado storytelling. Storytelling significa a narrativa por palavras ou recursos audiovisuais para transmitir um conteúdo. É uma ferramenta poderosa para compartilhar conhecimento e atrair consumidores, promovendo a marca sem vender diretamente. A história pode ser sobre o produto, serviço ou a marca.

É importante também estar atento aos problemas e dificuldades que os seus clientes possuem. Assim, podendo apresentá-los a solução através do conteúdo que será criado. A fidelização do cliente tem mais chances de ocorrer quando você consegue entregar exatamente aquilo que ele procura.

2- PRESENÇA DIGITAL

Hoje em dia é imprescindível estar presente nas diversas plataformas online, como nas redes sociais, sites, e-mails. As empresas que ainda não enxergaram isso podem ter problemas no futuro, então não seja uma delas. As pessoas estão conectadas 24 horas por dia. Com sua empresa presente no meio digital fica muito mais fácil de atender seus clientes sempre que eles precisarem. Acredite, isso faz toda a diferença.

Outra forma relevante e eficiente de se chegar até o público-alvo é com campanhas patrocinadas no Google. Os Links patrocinados, nos buscadores, são aqueles primeiros resultados que aparecem quando você realiza uma pesquisa sobre algum assunto. Logo abaixo são sinalizados como ‘patrocinados’ ou com a palavra ‘anúncio’ ao lado do título. São anúncios pagos que são expostos em determinados lugares.

Os links patrocinados funcionam de uma forma bem simples: você pode selecionar a idade, preferências, localização e até mesmo alguns comportamentos das pessoas para as quais esses links serão entregues. Dessa maneira, você pode conhecer ainda mais o seu público-alvo. Ainda terá o conhecimento de quem realmente está interessado em consumir aquilo que está sendo ofertado. Uma grande vantagem é poder decidir o quanto será gasto. Você pode começar com uma quantidade menor, e se sua campanha render conforme o planejado, o investimento poderá ser aumentado. Também é possível mudar sua estratégia caso ache necessário.

3- RELACIONAMENTO

Os consumidores não têm mais tempo a perder, querem saber de tudo de forma imediata. Você precisa estar disponível para atendê-los e se relacionar, pois caso não esteja, é certo que ele irá buscar outra ajuda. O relacionamento ajuda a conduzir o consumidor pela jornada de compra, até o momento ideal da abordagem comercial, influenciando na decisão de compra.

É importante saber que ele não está preocupado ou interessado com sua marca. Na verdade. o interesse é com suas próprias vontades e necessidades. Mas se você oferecer o que ele precisa para alcançar seus desejos. Logo, ele pode começar a prestar atenção em você. Conheça o perfil do seu consumidor, entenda o que ele procura e quais problemas precisam ser resolvidos, e então ofereça a solução.

Os clientes precisam ser valorizados a todo momento, inclusive no pós-venda, para que ele saiba que a sua marca é a melhor quando for necessário resolver um problema ou no caso de surgir algum novo interesse.

É importante que os clientes que sintam satisfeitos para falarem de seus produtos e/ou serviços de forma positiva. Se o seu produto ou serviço garante um retorno de qualidade para seu cliente, é quase certo que ele fará propaganda para outras pessoas, estimulando-as a tornarem seus clientes também. Entretanto, vale lembrar que da mesma forma que eles fazem propaganda pelo retorno positivo que tiveram, com certeza farão propaganda caso o retorno seja negativo. Portanto, o relacionamento cliente e empresa deve ser levado muito a sério.

4- DESENVOLVER ESTRATÉGIAS CONVERGINDO ON-LINE COM OFFLINE

Integrar as suas estratégias de marketing online e offline é extremamente necessário, pois muitas pessoas que são atingidas pelas estratégias offline, acabam procurando pelo seu produto e/ou serviço na internet, e isso influencia de forma direta nas suas vendas. Se você mantém as ações integradas, você consegue evitar que o seu futuro cliente, busque a concorrência caso não encontre o que deseja no seu site, por exemplo.

Ao unir as estratégias online e offline, é possível direcionar tráfego offline diretamente para seu negócio online e/ou para um produto ou serviço específico; aumentar a conscientização do cliente sobre seus produtos; fortalecer sua marca; aumentar sua credibilidade; aumentar suas vendas.

Escolha as mídias corretas para promover o seu negócio. Existem diversas opções offline (panfletos, outdoors, publicidade via rádio ou TV, etc) e online (anúncio em redes sociais, banners, e-mail marketing, etc). Cabe a você definir as que melhor se encaixam no tipo do seu negócio e que podem te ajudar a passar as informações necessárias para seus clientes.

Procure lançar suas estratégias de marketing online e offline ao mesmo tempo e sem informações discrepantes, para que você tenha total controle sobre o produto/serviço que está sendo promovido. Lembre-se de manter a identidade visual da campanha tanto online como offline para evitar que os clientes fiquem confusos.

Analise de forma crítica a sua campanha e a forma como ela está sendo promovida a fim de encontrar possíveis fraquezas e melhorá-las conforme necessário. Busque estudar os seus clientes para saber o que lhes interessa de fato, e suas necessidades, para que você possa promover uma campanha que anuncie os produtos e serviços certos para as pessoas certas, com uma linguagem e apresentação adequadas.

Também é válido identificar quais produtos/serviços são os mais vendidos e quais mensagens são mais eficazes nas campanhas online e offline. Pois isso permite saber o que está dando certo ou não. Além disso, você poderá realizar correções ou aprimorar as informações que já dão resultados positivos. As possibilidades são enormes.

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